domingo, 2 de outubro de 2011

27 de Setembro - Dia de Cosme e Damião!!!!!



São Cosme e Damião

Cosme e Damião, padroeiro dos farmacêuticos e dos médicos eram irmão gêmeos, últimos de um grupo de cinco irmãos. Como acontece com vários santos, a vida de Cosme e Damião também é cercada de lendas. Dizem que eram árabes e viveram na Sicilia, as margens do Mediterrâneo por volta do ano 283. Praticavam a medicina e curavam pessoas e animais sem cobrar nada. Por terem convertido ao cristianismo e vivido na época de maior perseguição aos cristãos, foram torturados e degolados por ordem do imperador Diocleciano. Antes, por não abrirem mão de sua fé em Cristo, foram acorrentados e atirados do alto de rochedos sobre as ondas, quando anjos os salvaram. Depois, arremessados às chamas de uma fogueira, saíram ilesos. Amparados e protegidos por Deus, foram crucificados e flechados, mas nada a eles aconteceu. Não abdicando da fé, suportaram resignados até a última prova e foram decapitados.

O Sincretismo
No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, divindades protetoras do parto duplo, amigos das crianças e responsáveis por agilizar qualquer pedido em troca de doces – daí um outro costume que é o de distribuir doces para crianças no dia 27 de setembro.
No Brasil, a devoção foi trazida pelos portugueses e misturou-se com o culto aos Orixás-meninos da tradição africana (Ibejis). Dessa mistura, nasceu uma festa brasileira, que tem nas crianças seus personagens principais. Hoje a festa de Cosme e Damião é uma das mais populares das casas de Umbanda e Candomblé onde os dois são considerados guias e suas ações relacionadas às crianças.

Magia da Criança

Os elementos e forças da natureza correspondente a Ibeji são todos. Pois ele poderá, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos. Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem. Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de família e gravidez. A falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes.

Habitat: jardins, praças floridas, parques de diversão.
Elemento: terra.
Cor: azul claro e/ou rosa.
Dia da semana: domingo.
Bebida: água com açúcar, guaraná ou qualquer outro refrigerante.
Atuação: doenças e feitiços.
Saudação: Oni Beijada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário