terça-feira, 17 de janeiro de 2012

20 de Janeiro - Dia De Oxossi




Oxossi, é o Orixá masculino responsável pela atividade de caça.
É tradicionalmente associado à Lua, e, por conseguinte, à noite, melhor momento para a caça.
È um Orixá que vive ao ar livre e está sempre longe de um lar organizado e estável.Tem personalidade forte, determinada e empreendedora, partilhando com Ogum os mesmos conceitos de liberdade e independência.
Sua responsabilidade é a preservação da vida animal, ainda que admita sua caça quando destinada a prover a alimentação, sendo, contudo, contrário à matança indiscriminada e injustificada.
Atribui-se a Oxossi o poder sobre as colheitas, por se tratar de atividade que, historicamente, substituiu a caça como forma de subsistência.
O principal trabalho de Oxossi na umbanda é proteger o terreiro e os filhos-de santo dos ataques das correntes negativas, e atuar no nivelamento das vibrações mediúnicas.
Oxossi representa o equilíbrio das forças ante a magia e a demanda, por ser a força cósmica da natureza que comanda a mente por intermédio das ervas de defumação e dos banhos de ervas, que favorecem o equilíbrio mediúnico e purificam a aura, facilitando a incorporação mediúnica.
Oxossi favorece as amizades, a saúde, as plantações, as aves e os animais, e tem influência nas comunicações, nos estudos, nos escritos, nas mensagens telepáticas, nos transportes mediúnicos e nas vidências.
As entidades de sua linha manifestam-se na umbanda sob a forma de caboclos e índios, ocupando-se, principalmente das tarefas de limpeza e equilíbrio de fluidos.


Obras presididas: comunicações, mensagens telepáticas, escritos
Filiação: Oxalá e Iemanjá
Domínios: caça e agricultura
Morada: matas e florestas
Sincretismo: no Norte, São Jorge, no Sul, São Sebastião
Cor: verde claro brilhante
Vestimenta: roupas com penas e plumas
Insígnia: arco e flecha em ferro forjado
Comida: galo, bode, cabrito, conquém (galinha de angola), milho cozido com côco, porco, feijão fradinho ou preto e inhame
Bebida: cachaça com mel
Pedra: safira
Astro: Mercúrio
Dia da Semana: terça-feira
Festa: 20 de janeiro – dia de São Sebastião
Saudação: Okê! Ou Okê Aro!
Ervas: caiçara ou cacatinga (dermatose) e a folha de rosa mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário