domingo, 13 de maio de 2012

13 de Maio - Dia Dos Pretos Velhos

Os espíritos da humildade, sabedoria e paciência. Assim podemos chamar aos Pretos Velhos.


Os Pretos Velhos são entidades da umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades purificadas de antigos escravos africanos. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria. Apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida e, consequentemente, são espíritos guias de elevada sabedoria que trazem esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores. São mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentados em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada. Demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. 

São os mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.

Crê-se que em referência à dor e aflição sofrida pelo povo negro (período de trevas no território brasileiro), a linha de preto velho reflete a humildade, a paciência e a perseverança. Muitos Pretos Velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos Velhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário